04/04/2025 – Sexta Feira

Analisando a abertura

O mercado abriu hoje num gap de baixa muito expressivo de 2.170 pontos (Fig.1). Imagem explicativa A primeira barra também foi uma barra de baixa bastante expressiva com 830 pontos dando continuidade no movimento e isso demonstra um mercado forte na venda. Uma tentativa de retomada na alta surge com a barra 2 que foi uma boa barra de tendência de alta além de um inside bar, mas a continuidade foi muito fraca assim como as barras seguintes. Após trêsbarras de alta que se quer testaram a máxima do dia, o mercado apresenta uma forte falha na máxima, na barra 5. O mercado faz uma segunda tentativa de romper a máxima do dia na barra 7, mas falha novamente apresentando falhas contínuas (Fig.2).Imagem explicativa Os vendedores continuam muito fortes e demonstram isso após a segunda falha na barra 8 formando um 2BR com a barra 7. Todos esses sinais foram suficientes para convencer os traders que o mercado cairia pelo menos mais um pouco e isso levou ao teste da mínima do dia em forma de um impulso de baixa (barras 8/11) (Fig.3).Imagem explicativa

Figura 1 - Gap expressivo na abertura.

Figura 1 - Gap expressivo na abertura.

Figura 2 - Falhas consecutivas na tentativa de romper a máxima

Figura 2 - Falhas consecutivas na tentativa de romper a máxima.

Figura 3 - Foração de impulso de baixa.

Figura 3 - Formação de impulso de baixa.

A barra 12 foi uma forte falha da mínima do dia devido a entrada de compradores e possíveis realizações. A barra 13 deu continuidade com compradores entrando acima da 12. A falta de continuidade na barra 13 aliada com a forte barra de baixa 14 obrigou os compradores a abandonar suas posições abaixo das barras 12 e 13 (Fig.4).Imagem explicativa Nesse ponto, muitos traders estavam enxergando uma cunha na abertura, da barra 1 à 15 e isso fez com que alguns compradores entrassem novamente abaixo da barra 15 quando perceberam que o preço não se afastou muito da mínima da barra 1 (Fig.5).Imagem explicativa Mas o acionamento dos estopes foi mais forte e levou a um impulso de baixa nas barras 14 à 17 (Fig.6).Imagem explicativa Esses compradores ficaram presos na operação quando se formou a forte barra 16 de baixa.

Foto 03

Figura 4 - Local dos estopes dos compradores.

Figura 5 - Visão de cunha na abertura.

Figura 5 - Visão de cunha na abertura.

Figura 5 - Impulso gerado com o acionamento dos estopes.

Figura 6 - Impulso gerado com o acionamento dos estopes.

A primeira pausa ocorreu no movimento projetado da barra 1 ou do impulso das barras 8 à 11 (Fig. 7). A pequena alta das barras 18 e 19 foi o suficiente para os compradores que entraram abaixo da barra 15 saírem no zero a zero e isso impulsionou o mercado novamente para baixo (Fig. 8). A barra 19 foi um L1 e pelo comportamento da barra 22, compradores também entraram abaixo da L1 apostando na falha pois o grande pavio da barra 22 representa a saída dos compradores, novamente, no zero a zero (Fig. 9).

Figura 7 - Alvo de movimento projetado.

Figura 7 - Alvo de movimento projetado.

Figura 8 - Novo impulso de baixa após RB da barra 15.

Figura 8 - Novo impulso de baixa após RB da barra 15.

Figura 5 - Impulso gerado com o acionamento dos estopes.

Figura 9 - Saída dos compradores no zero a zero na barra 19.